---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Pracinhas

Publicado em 27/04/2016 às 08:36 - Atualizado em 27/04/2016 às 08:55

O Brasil declarara guerra em 31 de agosto de 1942 - depois de ter  vários de seus navios torpedeados e  afundados pelos alemães -, mas a decisão de enviar combatentes foi determinada  só em 9 de agosto de 1943.


Desde junho desse mesmo ano, no entanto, oficiais superiores vinham sendo treinados em cursos de Estado-Maior de Emergência nos Estados Unidos. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi formada por 25.267 homens e 67 mulheres (enfermeiras), dos quais 15.069 formaram a tropa de combate.  Sob comando do general Mascarenhas de Morais, a FEB se incorporou ao  4o Corpo do Exército Americano, que por sua vez integrava o  15o grupo de Exércitos Aliados.

 

Em 16 de abril de 1996 a Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros, prestou uma homenagem a esses heróis anônimos que contribuíram de forma honrosa para o fim da 2ª Guerra Mundial, criando um  Monumento Municipal em reconhecimento a bravura dos soldados.

Foram eles:

Servino Mengarda
Felício Tomasini
Alessio Venturi
Rafael Rogério Busarello


Alfredo Patricio
Anselmo Leitempergher
Mario Dallabona
Anselmo Bertoldi
Francisco Riola
Ervim Ittner
Lino Vicenzi
Franscico Alves de Souza

* Tombaram em Batalha  

Roteiro da F.E.B. na Campanha da Itália

 

==============

Em 12 de fevereiro, foi inaugurada a GALERIA DOS EX-COMBATENTES DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA - FEB junto ao prédio da Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros, através da Lei Ordinária Municipal nº 1.663, 04 de novembro de 2010, com a finalidade de memorizar, perpetuar e honrar os feitos heróicos dos nossos conterrâneos Pracinhas da FEB, que durante a Segunda Guerra Mundial, no norte italiano, souberam com bravura, patriotismo, determinação e capacidade conquistar junto com os outros 25 mil soldados brasileiros que se aliaram aos americanos a conquistar a democracia e a liberdade pra o nosso país e ao mundo.  A cerimônia contou com a Banda do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau, regida pelo Tenente Daniel Pomerening,  que proporcionou um espetáculo a parte. Também no ato citamos os presentes: famíliares dos ex-combatentes,  IVO KRETZER - Secretário Executivo da Seção Regional da FEB de Jaraguá do Sul, o Presidente da Câmara de Vereadores Sr. Dilson Dalpiaz, os homenageados Senhores EX-COMBATENTES: Lino Vicenzi e Anselmo Bertoldi.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar